top of page

Porquê Agricultura Biológica?

 

De forma muito resumida: porque, para nós, é o que faz sentido! É um regresso às origens, mas está longe de ser um passo atrás... Pelo contrário, acreditamos que o modo de produção biológico é uma das soluções para podermos encarar um futuro mais risonho.

A equipa d'O Rapaz da Quinta acredita profundamente que este é o caminho a seguir, e empenha-se em espalhar esta mensagem, pois a mudança de mentalidades parte muitas vezes de pequenos contributos individuais.

Existem várias motivações possíveis para preferir o consumo de alimentos biológicos. A primeira e mais evidente, é o sabor! Respeitando os ritmos naturais e a sazonalidade das culturas e abdicando de produtos químicos que interferem com as plantas, conseguimos frutas e vegetais com um sabor fresco e autêntico! É certo que terá de esperar pela época ideal para comer aquela laranja doce e sumarenta ou aquele esparregado de inverno que lhe sabe tão bem... Mas acredite que vai valer a pena! Em segundo lugar, ao optar por produtos biológicos devidamente certificados, tem a garantia de estará a fazer a escolha certa para si e para a sua família, pois evita consumir químicos que são aplicados na agricultura convencional e que têm vindo a ser associados com problemas de saúde a longo prazo. Para obter e manter a certificação, todos os produtores biológicos regem-se segundo um conjunto de normas europeias que asseguram a autenticidade dos seus produtos, sendo periodicamente inspecionados pelas entidades reguladoras.

Ao produzirmos os seus alimentos segundo o modo de produção biológica, estamos a assegurar que a terra e o meio ambiente estão a ser tratados com o respeito que lhes é merecido. O solo é o bem mais precioso para qualquer agricultor. Assim, tentamos selecionar as culturas de acordo com as características do solo de que dispomos, optando por variedades tradicionais e locais. Porque até o solo precisa de uma pausa de vez em quando, implementamos um sistema de rotação de culturas que rentabiliza os nutrientes disponíveis e inclui tempo de pousio para que estes se possam restabelecer. Neste esforço por um solo saudável contamos com as mais fiéis trabalhadoras da nossa quinta: as nossas galinhas pedrês, incansáveis a remexer a terra enquanto a enriquecem diariamente! Assim, os seus alimentos são não só mais saborosos e saudáveis, mas também mais amigos do ambiente. Na nossa quinta levamos este princípio muito a sério. Desta forma trabalhamos para reduzir ao mínimo a nossa pegada ecológica, reduzindo o desperdício de recursos e revalorizando aquilo de que dispomos. Tentamos colaborar com o meio ambiente, ao invés de contrariar o seu curso natural, e isso reflete-se nos nossos produtos. Nesse sentido, optamos por sistemas de rega mais eficientes, numa combinação de técnicas modernas com o melhor da sabedoria antiga, tirando partido do declive do nosso terreno. Reaproveitamos os excedentes de produção para a alimentação dos nossos animais, criados ao ar livre, que generosamente nos retribuem com o melhor fertilizante para a nossa terra.

E como o “Biológico”, mais do que um tipo de alimentação é um estilo de vida, queremos reaproximá-lo às origens dos seus alimentos. Esforçámo-nos para dar a nossa contribuição para reavivar o mundo rural e desenvolver um comércio personalizado e local. Gostava de conhecer de perto a Quinta do Rapaz? Gostava de mostrar à sua família de onde vêm os legumes que acabam na sopa? A equipa d’O Rapaz da Quinta tem todo o gosto em recebê-los! Venha fazer-nos uma visita e ver de perto o que nos move.

bottom of page